segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Primeiro Passo





Essa mania que as pessoas têm de simplesmente "fechar os olhos" para as coisas que realmente importam já me irrita há um bom tempo.
Às vezes eu me pergunto por onde devemos começar, qual seria o primeiro passo para conseguirmos alcançar a chamada "evolução" da sociedade. Sim, ainda temos que alcançá-la, ao contrário do que muitas pessoas pensam. A "evolução" que hoje muitos dizem ter alcançado ainda não chegou para todo mundo.
Temporalidade múltipla, é isso o que vejo. De um lado, o século XXI, com sua modernidade, seus avanços e tecnologias; do outro, pessoas vivendo abaixo nos níveis adequados de vida saudável, décadas de anos atrasados. Afinal, isso é uma SOCIEDADE, ou é cada um por si? Parece que a segunda opção se encaixa melhor nas nossas circunstâncias.
Não tenho a pretensão de julgar o que vale mais, por que não se trata de valores, nem de colocar na balança para ver o que está certo ou errado. Só coloco em questão aqui a realidade em que vivemos atualmente, e que parece que não vai sofrer transformações tão cedo. Será que é "justo" algumas pessoas receberem milhões por chutar uma bola, ou desfilar em passarelas, enquanto muitos trabalham mais do que dormem para receber menos que o suficiente para a sua própria subsistência?
O pior de tudo é que o problema, conforme o tempo passa, vai se tornando comum, e as pessoas acabam deixando essas questões de lado. Questões que eu considero essenciais para se conseguir a "evolução" da sociedade, a "evolução" individual, a "evolução" humana.
Acho que já descobri por onde é que tudo deve começar: por dentro de cada um. Quando cada pessoa estiver consciente do que acontece ao seu redor, quando cada pessoa estiver disposta a mudar alguma coisa, as coisas funcionarão. Sozinho, eu sei que ninguém vai mudar o mundo, mas é preciso dar o primeiro passo. Acho também que isso não é surpresa para ninguém, o problema é que é muito mais fácil deixar as coisas como estão, pra que ter o trabalho de mudar?
Enquanto isso, milhares de pessoas continuam com seus olhos fechados para essas questões. E sabe por quê? "O que os olhos não vêem, o coração não sente".

13 comentários:

  1. "A revolução humana de uma única pessoas irá um dia impulsionar a mudança total de um país, e mais, o destino total de toda a humanidade."
    Daisaku Ikeda.

    Adorei msm o post, Lelee. Temos que cuidar da nossa vidinha, fazer a nossa parte, e assim teremos uma realidade melhor. Concordo com vc!

    ResponderExcluir
  2. O comodismo é um dos principais fatores para não evoluirmos...
    O ser humano não gosta de evoluir, espera que outras pessoas evoluam por ele.
    Cada fazendo sua parte é o melhor caminho.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Existe uma sociedade conservadora que não entende o conceito de evolução. Veja por exemplo as besteiras de Compenhage, em que não foi acertado sequer um acordo dígno à população!!!!!! Abraçossss, gostei do blog e espero voltar

    ResponderExcluir
  4. É a trsite realidade do nosso pais e do resto do mundo...

    ResponderExcluir
  5. adorei o blog e o post e vim retribuir a visita vlwww

    ResponderExcluir
  6. Concordo totalmente...
    A maioria não ta nem aí pra ninguém, poucos são os q relamente se importam...

    Passa lá e comenta tb:
    http://caopelado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o posto e ótimo assunto abordado.
    Aliás ainda pretendo mesmo escrever sobre isso.Seu ponto de vista é bem parecido com o meu (eu acho) auhuaha... Pretendo continuar visitando aqui... adorei a forma como vc se expressa... Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu texto.
    Ao meu ver a tecnologia evoluiu muito, mas, a humanidade involuiu e involui cada vez mais. Infelizmente as pessoas estão se tornando cada vez mais individualistas.

    ResponderExcluir
  9. Amei o texto , adorei seu blog .
    Você se dá bem com as palavras , isso é importante , você é incrivel ...Muito bom ...
    Gostei tanto que já estou te seguindo (y)
    Depois volto pra ver as novidades .
    By http://codinomefilosofico.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. muitas pessoas tem medo de ver o que e certo, de ver a verdade...então simplesmente fecha os olhos para tudo...afinal assim sera mas facil encarar a vida...

    ResponderExcluir
  11. A mudança deve ser individual primeiramente, mudar algo internamente, melhorar a si próprio depois seu ambiente e tudo que o rodeia e assim gradativamente. Temos que levar em consideração que viemos da selvageria, passamos por muitas coisas dentre elas levar pessoas a fogueira por crenças diferentes da julgada certa. O mundo e a humanidade vai evoluir, não tem jeito, resta saber se será com ou sem dor.
    Obrigado por sua visita ao meu blog.

    ResponderExcluir
  12. É a trsite realidade do nosso pais e do resto do mundo...

    ResponderExcluir
  13. É muito mais fácil fechar os olhos do que manter eles abertos, pensa só.
    Poucos são o que fazem algo. Com a era digital isso fica evidente... Participei de um movimento contra corrupção na polítia. Eram 10.000 em uma comunidade. Cinco mil foram na primeira passeata, 200 na segunda, 50 na terceira... O que mais tem é gente querendo dar uma de bonzinho, mas que depois que vê que não é tão fácil correr atrás deixa de lado a pose e arruma algo mais "útil" pra fazer. Uma pena...

    ResponderExcluir