segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Inevitáveis

Muitas vezes as pessoas questionam os motivos das coisas serem como são. Por que o céu é azul? Por que chove? Por que comigo? Passam longas horas, dias e noites de suas vidas tentando achar uma boa resposta, ou uma simples hipótese.
Talvez essa busca seja pura e simplesmente uma necessidade. A necessidade que todos temos, ou pensamos ter, de nos apoiar em alguma coisa firme, palpável, antes que nossas dúvidas nos levem ao chão.
Não que seja errado buscar respostas, elas são muito importantes na maioria das vezes. Mas, será que vale mesmo a pena essa busca constante? São tantas possibilidades, tantas oportunidades que atravessam os nossos caminhos, que se torna uma tarefa difícil tentar controlar tudo isso.
Muitas coisas são mesmo inevitáveis.
Afinal, até que ponto buscar as respostas nos faz bem? Nem sempre as respostas que encontramos são as que nós gostaríamos de descobrir.
Talvez se as pessoas parassem um pouco com essa busca infinita pelas coisas incertas, seriam mais felizes. Nossos passos deixam rastros, rastros estes que nem sempre podem ser reparados, e quando não são, devem ser apagados pelo tempo. Você não precisa de todas as respostas. Poupe sua energia para seguir em frente, porque a vida não costuma esperar que você se levante para continuar a andar.

14 comentários:

  1. Costumo dizer que tem gente que vive pensando no futuro e acaba não vivendo o presente, isso também cabe as pessoas que ficam procurando respostas aonde não existe!

    ResponderExcluir
  2. É adianta saber o porque não negocio agir... sei que é triste mas é a vida.

    http://www.raphax.com/blog/post/Tormentas.aspx

    ResponderExcluir
  3. Se minha mãe lesse esse texto... XD

    Legalzin

    http://leonardogames-ps3.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Bom texto. Concordo em partes com você. Porque não precisamos encontrar respostas para todas as nossas perguntas ou dúvidas. Mas é bom que elas existam.

    beijo.

    http://cartasaovento1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Com certeza, Olga. Como eu disse, elas são, na maioria das vezes, muito importantes. Mas o que eu ponho em questão aqui é a eterna busca por tudo, por coisas muitas vezes desnecessárias e que insistir nessas questões acaba nos impedindo de seguir em frente.

    ResponderExcluir
  6. Eu amei o texto! Realmente "querer saber de tudo é querer saber demais"...
    Talvez, se parássemos de lamentar pelas respostas q não são como queremos, e víssemos sempre as novas opotunidades que nos surgem a cada dia, realmente seríamos mais felizes.
    Parabéns Lelê, vc escreve mtoo bem *.*

    beijos :*

    ResponderExcluir
  7. Não acredito que querer saber tudo é querer saber demais porque todos nós queremos saber das coisas para ter segurança. Imagina uma pessoa que não sabe nada, não lê jornal, não assiste TV e nem conversa para saber mais, como ela seria? Difícil acreditar em alguém que viva assim, porque a informação é parte da nossa segurança, saber o que se passa e o porquê de tudo.

    Os gregos criaram os mitos por quê? Por essa necessidade humana de achar respostas para tudo. "Por que o céu é azul? Por que chove? Por que comigo?"

    Escrevendo isso, recordei de uma frase do filme "Cazuza", quando a mãe do Cazuza, Lucinha, pergunta para Frejat o que a mãe dele achava das coisas que eles aprontaram. Então, ele respondeu: "Minha mãe é como todas as outras mães. Não pode saber de tudo". rs rs rs

    Abraços
    http://ceucaindo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Exato, Adilson.
    Como eu disse, as pessoas têm essa necessidade de se apoiar em alguma coisa, e isso é totalmente normal e acho saudável também. Mas o que eu ponho em questão aqui é realmente o exagero, que pode nos atrapalhar e nos impedir de seguir em frente.

    Lembrando também que não quis, de forma alguma, dizer que as pessoas devem ser menos informadas, menos curiosas, porque isso nos ajuda a crescer e nos desenvolver. Mas as questões levantadas aqui foram mais relacionadas aos sentimentos e acontecimentos pessoais de cada um, onde eu acredito que quando há exagero, há problemas.

    Obrigada pela visita!
    E que fique por conta de cada um a interpretação e avaliação dos meus textos.

    ResponderExcluir
  9. ñ consigo postar um comentario

    estou refletindo

    esse texto ta escuro pra mim, vou tentar ler amanhã, tou de porre passei a tarde bebendo,
    amnhã eu posto um comentario q se prese

    é serio, abraço

    ResponderExcluir
  10. Olá Letícia! Você faz reflexões realmente interessantes aqui...

    Eu acho que o problema não é as pessoas tentarem entender e justificar tudo que acontece, isso acho que é normal e faz parte da reflexão (se bem que às vezes é melhor não fazer isso mesmo rs).

    A questão principal que eu acho que todo mundo deveria entender é que nada na vida é por acaso, tudo o que acontece tem um propósito, e é dever de quem quer evoluir na vida tirar uma lição de cada situação passada ou observada em sua vida... por pior que a situação seja, ela aconteceu porque tinha que acontecer, e ali pode estar uma lição valiosa para a vida da pessoa.

    Acho que as pessoas deveriam aceitar mais as coisas como elas são, sem tanta resistência e sofrimento, acho que você diz isso de certa forma no seu texto :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Amir, concordo plenamente com você, apesar de não ter colocado dessa forma no texto.
    As coisas acontecem pelos seus próprios propósitos, e faz parte do crescimento individual (e por que não coletivo?) refletir e aprender com cada situação.
    Se concentrar em todas as coisas que acontecem de ruim na nossa vida não faz com que cresçamos, só nos impede de seguir em frente e enxergar as coisas boas.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Pensamento Racional

    Duvido de tudo,
    Que ouço, que falo
    Até que existo,
    Menos que posso pensar

    Pois, pensando crio a dúvida
    Da dúvida nasce a certeza
    Certeza que posso, que penso
    Certeza que te amo...

    Arthur Alves

    Espero que consiga entender o que quis dizer com o poema.

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. "Talvez essa busca seja pura e simplesmente uma necessidade. A necessidade que todos temos, ou pensamos ter, de nos apoiar em alguma coisa firme, palpável, antes que nossas dúvidas nos levem ao chão." Eu vivo com isso na cabeça. (:

    ResponderExcluir
  14. Bem... eu queria sim todas as respostas! hehehe ótimo texto! Abs

    ResponderExcluir